Aparelho de Apoio

Aparelho de apoio
Peças especiais em elastômero
Recebendo, acomodando e transmitindo com segurança os esforços solicitantes em centenas de obras no Brasil.





Desde a sua fundação, a Stela Selamil vem consolidando a sua trajetória empresarial alicerçada em tecnologia e qualidade, um binômio que a coloca como expoente no cenário brasileiro em produção de aparelhos de apoio em elastômero simples ou fretado, fixos ou deslizantes, além de peças especiais paea edificações, passarelas, viadutos, pontes, portos, comportas, piers, entreb outros, de concreto ou metálica.
Esmerando-se continuamente para obtenção de um produto que atenda as imposições na NBR 9783/87, da qual é membro da comissão da ABNT que a elaborou, a Stela Selamil concentra as atenções iniciais da linha de produção para a fase de pré-qualificações de seus fornecedores, promovendo um minucioso e rígido controle de insumos, cultivando a atualização profissional de seu corpo técnico e atentando sempre para os requisitos de manutenção da qualificação exigidos pela ISO 9001:2000.


Controle de qualidade:                      
                                                                                                      

Fábrica piloto                                                 Câmara de ozônio       

Fábrica piloto com todo equipamento necessário a pesquisa, inclusive bambury de laboratório e ao lado envelhecimento acelerado em ozônio, traduzindo a resposta do elastômero às adversidades ambientais, garantindo assim a durabilidade do aparelho de apoio.

No Brasil, a Stela Selamil é o único fabricante de aparelhos de apoio em elastômeros que possui laboratório completo para controle de qualidade do produto. Fruto diiso, os clientes podem acompanhar na íntegra a realização de todos os testes de qualidades de suas encomendas, obtendo os resultados em tempo real, o que permite redução de custos, uma vez que
todos os ensaios são realizados sem qualquer ônus para os consumidores.
Seguindo as recomendação internacionais e estabelecendo uma nova conceituação empresarial, a Stela Selamil em função do montante contratual, pode às suas expensas, e caso o cliente assim deseje, acompanhar a aplicação dos primeiros aparelhos de apoio nas obras, transferindo em seguinda essa tecnologia.
O pioneirismo nos cuidados de atentar para uma esmerada instalação é de esclusividade da Stela Selamil, que assim procedendo exibe toda a sua potencialidade na arte de compartilhar com os consumidores da aplicabilidade de seus produtos.

Vida útil X manutenção:

Quando corretamente dimensiosados e devidamente posicionados nas estruturas, os aparelhos de apoio Stela Selamil apresentam vida útil comparável à da própria obra, o que possibilita ofertar aos clientes uma garantia mínima de 20 anos, fato singular no mercado de apoio elastomérico. A reserva de resistência dos nossos aparelhos de apoio permite esta assertiva, consolidade pelo excelentre desempenho em serviço frente as solicitações de esforços normais, tangenciais e rotacionais, além da boa performance diante das agressões ambientais.  Aparelhos de apoio Stela Selamil com mais de 25 anos em utilização são encontrados em diversas obras no Brasil, comprovando satisfatório comportamento na tarefa de receber, acomodar e transmitir de forma adequada as cargas e deformações da super para a mesoestrutura, sem que haja qualquer vínculo estrutural decorrente do uso com essa idade.


Ensaio de compressão:


Tensão de 60 Mpa, notando-se a perfeita ligação aço-elastômero, conforme NBR 9783/87.

Ensaio de distorção:



Fase de tg.y=2, notando-se o bom desemprenho entre chapas e camadas de elastômeros.

MODELOS DE APARELHOS DE APOIO

Aparelho de Apoio Simples: Utilizados em estruturas pré-fabricadas, edifícios, galpões e passarelas de pequeno porte. As espessuras comercializadas pela STELA são: 5mm, 6,3mm, 10mm, 12,7mm, 15mm, 20mm, 25mm, 30mm. Trata-se de placas na medida de 1 x 1 mt2, podendo ser cortada ou produzida de acordo com a necessidade de medida do cliente.


Aparelho de Apoio Fretado Convencional e Circular: São os aparelhos mais utilizados na construção de Viadutos, Passarelas, Pontes Ferroviárias e Rodoviárias e estruturas de grande porte. Esses apoios são produzidos com Aço Carbono Estrutural, qualidade NBR 6649 CF 21. Desenvolvido conforme projeto ou desenho do cliente.

Aparelho de Apoio com Abas: São Aparelhos Fretados os quais possuem cavidade em baixo relevo dimensionados conforme projeto do cliente onde se faz necessário a moldagem de resina epox para nivelamento das estruturas.

Aparelho de Apoio Deslizante: Esses Aparelhos de Apoio possuem uma placa de Teflon fixada ao bloco de elastômero fretado com Aço Carbono Estrutural, qualidade NBR 6649 CF 21. O deslizamento se produz entre o teflon e a face polida de uma placa metálica de aço inoxidável.São indicados quando se deseja permitir o deslizamento da superestrutura sem transmitir grandes esforços à estrutura suporte e quando não é possivel dimensionar o aparelho devido à grande altura de elastômero necessária para absorver deformações impostas.

.

Aparelho de Apoio Deslizante: Para maior eficiência do Aparelho de Apoio, e embasados nas pesquisas laboratoriais efetuadas junto com o IPT a STELA sugere, a fixação do elemento de teflon em uma base metálica de até 10mm e está fundida ao bloco eslastomérico, garantindo uma planicidade e funcionalidade com maior eficiência.

Economia no Presente e no Futuro

Para a mesma ordem de grandeza de esforços atuantes, os aparelhos de apoio STELA são substancialmente mais econômicos que os apoios metálicos, além de dispensarem qualquer tipo de manutenção intrinseca durante as suas permanências em serviço.

Adicionalmente, os nossos aparelhos de apoio em elastômero são mais faceis e práticos de serem instalados, não apenas pela portabilidade, como também por independer de qualquer artifício complementar aos seus posicionamnetos. Fale conosco; nós iremos ao seu encontro para solucionar os seus problemas de apoiabilidade entre peças estruturais e amortecimento de impactos e vibrações, sempre com tecnologia, qualidade, segurança e durabilidade garantidas por nosso corpo técnico permanente e consultores especiais.

Placas de Borracha de 1000 x 1000 mm com expessuras diversas conforme sua necessidade.

Cor: Preto

Dureza: 60 + ou - 5 pontos Shore A ( Salvo Indicações )

* Placa Natural: Borracha sólida, vulcanizada, usada na construção civil, indústrias, oficinas borracharias e etc. Atende especificações ASTM D2000 m2 AA 606.

* Placa Natural ( com Resistência a Ozônio ): Borracha sólida vulcanizada, usada na construção civil, indústria, metalúrgia etc. Atende especificações ASTM D2000 m2 AA 607 A 13 B33C12.

* Neoprene 7 MPA ( Policloropreno): Borracha sólida vulcanizada, usada na construção civil. Atende especificações ASTM D2000 m3BC607 A14.

* Neoprene 12 MPA ( Policloropreno ): Borracha sólida vulcanizada, usada na construção civil como calço de pré fabricados entre pilares e lajes de concreto. Atende especificações ABNT NBR 9783/87. Item 5.1.

* SBR ( Estireno Butadieno ): Borracha sólida vulcanizada, usada na construção civil, indústrias, oficinas, borracharias e etc. Atende especificações ASTM D2000 m2AA607 A13B33C12.

* Antivibratória: Borracha sólida vulcanizada, usada nas bases de máquinas como prensas, gilhotinas, motores e etc. Reduz a vibração transmitida pelo equipamento. Atende especificações ASTM D2000 m2AA607 A13BB33C12. Disponível com dureza Shore A 40 - 60 e 70.

* Isolante Elétrico: Borracha sólida vulcanizada, usada em larga escala sobre os pisos de cabines, primárias e secundárias, bancadas de oficinas eletro-eletrônicas. Atende especificações ASTM D2000 m2AA 607 B33C12Z. Isolante até 5000 volts, 60S - 17.00 G.

* Dielétrica: Borracha sólida vulcanizada, usada nas bancadas de oficinas de eletro-eletrônicos, como condutor de energia estática. Atende especificações ASTM D2000 m2AA 607 A13 B33 C12, e resitividade elétrica sob carga de 1500 volts condutiva em 60 S 411 K.